A APER continua sempre em busca de cada vez mais recursos para energia solar distribuída, junto às instituições para o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) 2024.
A Associação Potiguar de Energias Renováveis – APER participou, nesta quinta-feira (28), no auditório da CDL Natal, da Reunião da Programação FNE 2024, promovida pelo Banco do Nordeste no Rio Grande do Norte. Com o propósito de alinhar as contribuições para o alcance das projeções do FNE para cada setor em 2024, o evento reuniu representantes do Governo do Estado, Federações Empresariais, Sebrae, IBGE, universidades e de outras instituições.
Na ocasião, o vice-presidente da APER e economista, José Maria Vilar, apresentou dados e informações sobre a importância econômica e social da Energia Solar Distribuída no RN, setor que está representado por cerca de 500 empresas atuando em todas as regiões potiguares (predominantemente micro e pequenas). Desde o início das suas atividades no RN, estima-se que essas empresas já responderam pela geração de cerca de 15 mil empregos.
A APER pleiteou a elevação dos recursos do FNE no Estado para a Energia Solar Distribuída, que vem tendo participação muito pequena dentro das contratações do FNE no Rio Grande do Norte.
“Nosso pleito é para que, dos recursos previstos para financiamento do FNE à Infraestrutura no Estado, no montante de R$ 1.160,5 milhões, 10% sejam destinados para o setor de Energia Solar Distribuída, o que corresponde a R$ 116,0 milhões. Há demanda para isso e a importância econômica e social do setor justifica essa ampliação. A solicitação será encaminhada formalmente ao BNB”, concluiu o vice-presidente da APER, José Maria Vilar.
Leia mais notícias sobre energia solar
Fonte: G7 Comunicação.