O que é Energia solar?

Neste post de hoje pessoal, vamos passar para vocês o que é Energia Solar! Bem, na verdade energia solar não se trata apenas dos kits ou dos painéis solares. Energia Solar é um termo usado para caracterizar um tipo de energia renovável utilizando o sol, que pode ser: fotovoltaica, energia heliotérmica, arquitetura solar e a fotossíntese artificial.

Sabemos que a nossa maior fonte de luz inesgotável é o Sol, com ele recebemos 174 petawatts de radiação solar na zona superior da atmosfera. De toda essa radiação recebida, cerca de 30% é refletida de volta para o espaço e o restante (70%) é absolvido pelas nuvens, mares e massas terrestres. Onde pisamos e o que recebe a luz do sol diretamente, os oceanos e a atmosfera, absorvem a radiação solar e isso aumenta sua temperatura.

Agora que já sabemos que se trata de um termo usado para definir um tipo de energia do sol (energia renovável), e aproveitamos para saber também que o sol é nossa fonte natural e inesgotável de luz, agora vamos saber qual o processo de conversão de energia é a indicada para uso em nossas casas ou empresa.

O que é energia solar fotovoltaica
O que é energia solar fotovoltaica

Célula sensível a luz solar

Quando queremos que a luz do Sol seja convertida em energia elétrica através de um processo, chamamos de energia solar fotovoltaica. Quer dizer que o processo fotossensível que captura a luz solar e a converte em energia elétrica. Há dois tipos de captação de energia fotovoltaica: Sistemas chamados de CSP (energia concentrada) e Sistemas chamados de PV. O sistema CSP usam lentes ou espelhos para focar em uma grande área de luz solar em uma pequena viga enquanto o sistema PV converte a luz através de uma placa fotossensível.

Leia também: Energia solar pode ganhar impulso extra após queda de preço em leilão

Outra postagem que pode te interessar: Energia solar traz lucratividade e reconhecimento para empresas brasileiras

A primeira célula solar, foi construída por CHARLES FRITTS na década de 1880. Em 1931, um engenheiro alemão, DR. BRUNO LANGE desenvolveu uma célula fotovoltaica usando selenito de prata no lugar de óxido de cobre. Já na década de 1940, os pesquisadores GERALD PEARSON, CALVIN FULLER e DARYL CHAPIN criaram a célula solar de silício cristalino, em 1954. Estas primeiras células solares custavam US$ 286/watt e alcançavam eficiências de 4,5-6%. Até 2012 eficiências disponíveis excediam 20%, sendo que o máximo de eficiência da energia solar fotovoltaica é superior a 40%.

Diversos usos

Além do ser humano desenvolver formas e processos para se obter através de placas, há avanços também em outros métodos que tendem a ter futuro, como avião solar, aquecedor solar de baixo custo, forno solar, satélite que funciona apenas com energia do sol, veículo movido a energia elétrica solar, usina de geração em massa solar e várias outras formas que estão em estudo e já em desenvolvimento.

Provamos que… depois de nossas reservas de petróleo e carvão estiverem esgotadas, a raça humana poderá receber o poder ilimitado dos raios do Sol.

– Frank Shuman – New York Times, 2 de julho de 1916.

E você? Está preparado para essa nova tendência e tecnologia? Saiba que nossa empresa é especializada em instalação, manutenção e venda de kits de enegia solar fotovoltaica para empresas e residências nos mais variados tipos de plataformas. Contamos com engenheiros altamente treinados e prontos para estudar e realizar o projeto da melhor maneira. Fale com a gente pelo WhatsApp: (84) 99838-9139 ou clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso.

Deixe uma resposta