Operadora Oi investe em fazendas de energia solar em Minas Gerais

A Oi emitiu um comunicado a imprensa sobre o seu plano de eficiência energética em parceria com a GD Solar. Segundo a empresa, ela está prospectando áreas para a criação de fazendas solares que converterão a luz do sol em eletricidade nos municípios de Janaúba e Capitão Enéas, no Norte de Minas Gerais, entrando em vigência em novembro de 2018.

Oi usa energia solar
Oi usa energia solar

São duas fazendas, com potência de 5MWp, e estas terão a capacidade de gerar 1,7 GWh por mês, o equivalente ao consumo mensal de 10 mil residências. O investimento faz parte do plano estratégico da Oi para diversificar sua matriz de consumo e utilizar fontes renováveis de baixo custo, complementando a aquisição de energia no mercado livre.

A energia produzida pelas fazendas será injetada na rede da distribuidora de energia local, e esta será utilizada para abater o consumo de energia de cerca de 3 mil unidades da Oi no estado citado, incluindo prédios, estações e outros imóveis. O investimento vai gerar energia limpa, e reduzir os custos da empresa em um de seus principais insumos.

Já a escolha de Minas Gerais foi pelas condições de irradiação solar muito favoráveis aliado a um alto custo de tarifa, o que favorece a implantação das fazendas solares. A Oi também comunica que o investimento nas fazendas de energia solar fazem parte de um esforço para o aumento do consumo de energia limpa, algo que a empresa anda adotando desde 2015.

Do ano citado até 2017, a participação da energia limpa no consumo global da operadora passou de 15,8% para 22,4%, gerando uma economia de R$ 128 milhões. A meta da Oi é chegar a economia de R$ 428 milhões até 2019, quando o percentual de energia limpa será de 42,5%.

Fonte: Tudo Celular

Deixe uma resposta