Perguntas e respostas sobre energia solar

Nossa empresa entende como é importante saber todos os detalhes na instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica e como é um investimento que costuma ser planejado na maioria das vezes, vamos trazer na postagem de hoje perguntas e respostas mais feitas por quem está interessado em adquirir um kit de energia solar para sua casa ou empresa.

Perguntas e respostas sobre energia solar
Perguntas e respostas sobre energia solar

Veja as principais dúvidas respondidas na hora de adquirir seu kit de energia solar.

1) O kit de energia solar faz barulho?

Não. O kit possui alguns aparelhos que possui, dependendo da marca, ventiladores internos para refrigeração, porém não fazem nenhum barulho.

2) Eu posso ligar apenas meu ar-condicionado no sistema de energia solar?

Geralmente os sistemas são instalados de forma que fiquem conectados no seu quadro de luz junto com um equipamento que acumula e transforma a energia gerada para a ligação elétrica da sua casa.

3) O sistema de energia solar funciona durante a noite?

Não. O sistema de geração de energia solar funciona apenas durante o dia quando há emissão e luz solar. Quando o sistema gera muita energia através do sol essa energia acumulada vai para a rede da sua operadora que te vende a energia e isso vira créditos para você consumir.

Você já ouviu falar de painel solar orgânico? Leia mais: https://itsolar.com.br/energia-solar/o-que-e-opv-paineis-solares-fotovoltaicos-organicos/

4) É verdade que com um sistema de energia solar, nunca mais vou pagar por energia elétrica da distribuidora?

Não. Só por estar com o fio do poste conectado em sua casa, você é taxado. Por isso, significa dizer que é impossível você zerar a conta de energia, porém você pode diminuir em até 95% a sua conta (pagando apenas as taxas) de energia elétrica normal e consumir mais a energia solar produzida em sua própria residência.

5) Se eu gerar mais energia do que eu consumo, posso vender para a distribuidora de volta?

Não. De acordo com a resolução 482/12 da ANEEL não se pode vender o seu excedente, mas pode transformá-lo em créditos para uso em sua residência ou em outra da mesma titularidade.

6) Se faltar energia na minha rua, meu kit de energia solar vai parar de funcionar?

Depende do seu tipo de kit adquirido. Caso o kit seja com uso de baterias de backup o seu sistema ainda pode continuar funcionando mesmo sem energia da rua (geralmente estes kits são mais caros). Caso o kit não seja do tipo mencionado acima, o “inversor” irá parar de funcionar fazendo um bloqueio de isolamento no seu sistema de energia solar por motivos de segurança.

7) Se houver uma crise de energia, serei afetado?

Você sabia que houve uma Crise de Energia no Brasil em 2001? Quem consumisse mais do que o limite imposto pagava uma multa a mais. Porém quem estiver usando os sistemas de energia solar fica fora deste limite pois você está gerando sua própria energia.

8) Quanto tempo dura um kit de energia solar?

Um kit construído com equipamentos de qualidade e bem projetado pode durar 25 anos ou mais.

9) A manutenção de um kit fotovoltaico é caro? Qual a manutenção que precisa ser feita?

Uma manutenção de um kit de energia solar limita-se apenas a limpeza das placas para o correto funcionamento. Geralmente é feito uma análise geral do sistema para saber se funciona tudo corretamente e uma limpeza nas placas para garantia a eficiência completa do sistema e esse processo não é caro e pode ser feita anualmente.

10) Posso instalar energia solar no meu apartamento? (Prédio)

Você só pode instalar energia solar em prédios se você for proprietário de uma cobertura ou se no seu condomínio tiver um grande espaço para uso comum. Alguns painéis solares são instalados nas fachadas de alguns prédios somente quando há um projeto arquitetônico específico, porém, na maioria dos casos não é permitido a alteração da arquitetura de prédio de apartamentos.

Tem alguma dúvida que não foi explicada aqui? Fale com nossos consultores! Temos o maior prazer em atender! Fale com a gente pelo WhatsApp no número: (84) 99838-9139 ou solicite um orçamento sem compromisso para sua casa, empresa ou indústria, assim você tem uma média de quanto custará seu kit. Clique aqui para solicitar um orçamento de kit de energia solar.

Deixe uma resposta