O que é OPV? Painéis Solares Fotovoltaicos Orgânicos

Sabemos que os painéis solares são constituídos de células sensíveis à luz e assim como resultado de uma reação química, os aparelhos do conjunto transformam em energia elétrica utilizável pelos seres humanos.

Porém em contrapartida a fabricação dos painéis solares propriamente ditos não são nada amigáveis com o meio ambiente, pois envolve muita queima em sua construção tornando assim nada sustentável. O processo de construção de um painel solar, necessita, geralmente, de muita energia, queima do carvão, liberando VOCs na atmosfera, gerando como subproduto o mercúrio.

Além disso que foi mencionado acima, uma placa solar são feitos principalmente de silício – que é bastante eficiente e abundante, mas que encarece o produto final e pode ser muito perigoso se misturado com outros elementos químicos.

Outro fato importante que deve ser considerado é o descarte destes painéis solares, assim como ocorre com os produtos eletrônicos e a falta de planejamento pode trazer consequências indesejadas.

O que são células orgânicas solares?

Painel solar orgânico
Painel solar orgânico

As células fotovoltaicas orgânicas precisam de 20 vezes menos energia que os painéis comuns, que apresentam em primeiro momento proporcionar diminuição do impacto ambiental da produção de energia solar.

As células orgânicas são constituídas por eletrodos impressos em polímeros. O que realmente acontece para que estas pequenas células impressas consigam energia é o seguinte: polímeros orgânicos condutores ou pequenas moléculas orgânicas absorvem a luz solar e transportam a carga energética para o conversor, que transforma a energia térmica em elétrica.

CSEM Brasil apresenta a SUNEW (energia solar orgânica) from CSEM Brasil on Vimeo.

Desta maneira, as células fotovoltaicas orgânicas são maleáveis, transparentes, tem baixo custo e possibilidade de reciclarem após o uso, as expectativas de uso já são muitas sobre as células solares, principalmente se forem utilizadas em residências e pequenas indústrias, pois já possuem proveito estético pela fácil adaptação e aplicação em diversos designs, podendo ser instaladas em janelas e paredes.

1 comentário sobre “O que é OPV? Painéis Solares Fotovoltaicos Orgânicos”

Deixe uma resposta