Verdades e mentiras sobre energia solar

Um tema bastante discutido no nosso cotidiano é a questão energética. Energia proveniente de fonte hidrelétrica, eólica, nuclear, solar, combustíveis fósseis… todas essas fontes entregam a eletricidade — elemento de suma importância do mundo moderno pois, sem ela, praticamente todas as cidades do mundo paralisariam suas atividades e nós voltaríamos para a realidade de tempos obscuros do nosso passado.

Com o passar do tempo, o mundo sentiu os efeitos da poluição gerada pela queima dos combustíveis fósseis e o impacto ambiental causado pelas hidrelétricas. Assim, cientistas passaram a buscar fontes de energia limpa e renovável até chegarem a uma que é bastante promissora, porém recheada de controvérsias: a energia solar.

De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), os sistemas de captação de energia solar comercializados e instalados no Brasil ultrapassam os 53 mil geradores. Apesar de ser uma opção muito interessante e a sua utilização estar crescendo aos poucos, é fato que as pessoas ainda possuem certo receio de utilizá-la, pois há alguns mitos gerados em cima desse assunto — sem contar que grande parte das pessoas estão acostumadas com as fontes energéticas que estão muito bem estabelecidas na nossa sociedade, o que dificulta o ímpeto de mudança a partir de uma iniciativa voluntária.

Veja abaixo um pequeno resumo de mitos e verdades que cercam sobre o tema de energia solar:

Sistemas solares não geram energia no inverno

Energia solar no inverno
Energia solar no inverno

Falso! Os sistemas de geração solar fotovoltaica não utilizam o calor do sol para gerar energia, mas sim a sua luz. Portanto, por mais que os dias sejam mais curtos, com luzes menos intensas no inverno, o sistema ainda irá gerar energia.

Sistemas solares requerem muita manutenção

Falso! Sistema bem projetado e instalado irá demandar, no máximo, uma revisão por ano, necessária para que se acompanhe as condições de cabeamento e segurança dos equipamentos. Além da revisão, uma outra atividade que pode vir a ser necessária é a limpeza do painel — entretanto, ele seria requisitada apenas para lugares com muita poeira e sem chuva, já que ela se encarrega desse trabalho de limpeza no dia a dia.

Sistemas solares geram muito ruído

Falso! Diferentemente dos geradores baseados na queima de combustíveis fósseis ou dos geradores eólicos, os painéis solares não geram energia através de processo mecânico, mas sim por meio de um efeito de fotoemissão totalmente silencioso que acontece no interior de cada célula fotovoltaica contida dentro da placa solar.

É possível fabricar e instalar um sistema caseiro

Kit de placa solar caseiro
Kit de placa solar caseiro

Verdadeiro e falso ao mesmo tempo. É possível encontrar na internet vídeos e tutoriais que ensinam a fabricar placas de energia solar em residências, mas não será possível aproveitá-las da mesma maneira que um painel comercial. No Brasil, para poder ser conectado à rede da distribuidora e participar do sistema de créditos energéticos, o sistema deve conter somente equipamentos com número de registro e selo de qualidade do INMETRO.

O Painel solar é muito frágil e quebra fácil

Falso. Painéis solares foram projetados para serem instalados no lado de fora das construções, ou seja, eles foram desenvolvidos já prevendo impactos e situações climáticas diversas, incluindo chuvas de granizo.

Deixe uma resposta